Qual é a importância da cabeceira para sua cama?

Para algumas pessoas, aderir à cama box significa não precisar de uma cabeceira. Mas não é bem assim. Esse item possui várias funções interessantes para o seu quarto. Quer saber mais? Acompanhe a leitura.

A principal delas é ser parte da composição do dormitório, seja para dar cor a um ambiente ou para torná-lo ainda mais elegante. Isso porque as cabeceiras podem ser feitas com diversos materiais, cores e até estampas.

Outra função da cabeceira é proteger a parede em que a cama fica encostada contra arranhões, sujeiras e manchas. Para pessoas que gostam de ler ou ver televisão deitadas na cama, é interessante optar por cabeceiras estofadas para que o conforto seja ainda maior.

Além disso, existem modelos que servem como organizadores, com prateleiras e gavetas. Inclusive, podem compor um criado-mudo para o apoio de livros, abajur e outros objetos.

Ou seja, a cabeceira costuma ser um item que aumenta a área útil do quarto, o que é muito importante para ambientes que têm um espaço reduzido, sendo um grande diferencial para pessoas que querem aproveitar todos os cantinhos.

Como escolher cabeceira para cama box?

1.     Pense na decoração do quarto.

É importante que a cabeceira seja integrada à decoração do seu quarto. Isso porque o dormitório é um local de repouso no qual, normalmente, as pessoas passam bastante tempo. Sendo assim, a decoração não pode se tornar cansativa ao longo do tempo

 

A cabeceira feita de madeira, por exemplo, é perfeita para dar um toque rústico ao quarto, principalmente se tiver acabamento fosco como as madeiras de demolição.

Já a cabeceira estofada pode agregar um visual luxuoso, além de deixar o cômodo confortável. Para isso, a dica é optar por materiais nobres como couro, veludo ou camurça.

A cabeceira também pode ser um quadro, uma pintura ou uma aplicação de papel de parede. O importante é que ela converse com os itens decorativos e com os móveis que já estão presentes no quarto para criar um visual harmônico.

1.     Fique atento às dimensões da cabeceira

Não existe uma altura ou formato padrão para acertar na escolha da cabeceira. Porém, é interessante que o modelo escolhido seja maior que a cama box ou, no mínimo, do mesmo tamanho. Os padrões da cama box são:
– Solteiro (0,88×1,88m);
– Casal (1,38×1,88m);
– Queen (1,58×1,98m);
– King (1,93×2,03m).

Quartos pequenos não devem receber cabeceiras muito altas, já que elas diminuem o ambiente. Outra opção é escolher uma cabeceira que ocupe todo o comprimento da parede atrás da cama, a fim de criar uma ilusão de aumento.

Já os quartos proporcionais em altura e comprimento devem optar por uma cabeceira média, que ocupe o espaço em torno da cama. Pessoas que gostam de ler antes de dormir ou assistem televisão no quarto devem optar por uma cabeceira mais alta para aumentar o conforto.

3. Defina a função da cabeceira

Se a escolha de uma cabeceira com volume atrapalhar a circulação do quarto, é interessante optar por modelos feitos com papel de parede ou com quadros. Além disso, se há pouco espaço no ambiente, a cabeceira pode ter dupla função, servindo também como mobiliário.
Isso porque há modelos com compartimentos de diferentes tamanhos e formatos, o que pode ser muito útil. Afinal, além de ser bonito visualmente, é preciso que o quarto também seja funcional.

Gostou das nossas dicas? Aqui no Blog da Laila Planejados você fica por dentro de tudo que há de mais moderno no mundo do design de interiores e móveis planejados. Fique de olho, acompanhe nossas redes sociais e receba ainda mais dicas para planejar a sua casa.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.